A estenose espinhal ocorre quando uma ou mais aberturas ósseas (forames) na coluna começam a se estreitar e a reduzir o espaço para os nervos.
Este processo pode ocorrer dentro do canal espinhal (onde a medula espinhal desce pelo centro) e/ou no forame intervertebral, onde os nervos espinhais saem do canal espinhal.
Dependendo da localização e da quantidade de estreitamento que ocorre ao longo do tempo, um nervo espinhal ou a medula espinhal pode ficar comprimido e causar dor, formigamento, dormência e/ou fraqueza.
O Centro de Tratamento da Coluna oferece a melhor opção de tratamento não cirúrgico para coluna.
Se você está procurando um tratamento para sua coluna, não procure mais.
Contamos com os especialistas e a tecnologia para lhe oferecer as melhores opções terapêuticas não cirúrgicas.
Como acontece a estenose no canal vertebral
A estenose espinhal causa uma constrição do espaço para os nervos da coluna.
Na parte posterior da coluna lombar, cada vértebra possui uma abertura que contém um feixe de nervos.
De cada lado, uma raiz nervosa se ramifica e sai da coluna através de um espaço na parte posterior da vértebra chamado forame .
Normalmente, há espaço suficiente para os nervos no canal espinhal e para as raízes nervosas que saem da coluna.
Na estenose espinhal lombar, alterações degenerativas, como esporões ósseos , podem restringir o espaço para os nervos no canal espinhal.
Esporões ósseos e outros problemas também podem afetar o forame, restringindo o espaço para uma raiz nervosa ao sair da coluna.
Os sintomas da estenose espinhal lombar podem incluir dor e/ou fraqueza ou dormência que se irradiam da parte inferior das costas para a perna.
Gama de sinais e sintomas de estenose espinhal
A estenose espinhal pode causar dor, dormência e fraqueza nas costas, pescoço e membros.
A estenose espinhal pode variar muito de pessoa para pessoa. Os sinais e sintomas podem incluir um ou mais dos seguintes:
Dor. A dor pode ser surda e confinada ao pescoço ou à região lombar, ou pode ser uma dor tipo elétrica que se irradia para o(s) braço(s) ou perna(s). A dor pode variar com o tempo, possivelmente piorando durante certas atividades. Às vezes, a dor é mais uma sensação de formigamento de alfinetes e agulhas.
Dormência. Sensação reduzida ou dormência total podem ocorrer no braço, perna e/ou outras áreas do corpo.
Fraqueza. Força reduzida ou problemas de coordenação podem ocorrer no braço, perna e/ou outras partes do corpo. A compressão grave da medula espinhal ou da cauda equina (raízes nervosas que correm abaixo da medula espinhal) pode resultar em disfunção intestinal e/ou da bexiga.
A estenose espinhal nem sempre causa dor. Embora raro, dormência ou fraqueza podem estar presentes com pouca ou nenhuma dor(raízes nervosas que correm abaixo da medula espinhal) pode resultar em disfunção intestinal e/ou da bexiga.
A estenose espinhal nem sempre causa dor. Embora raro, dormência ou fraqueza podem estar presentes com pouca ou nenhuma dor.
Causas comuns
A estenose espinhal é normalmente causada por um ou mais dos seguintes fatores:
Osteoartrite espinhal
As articulações facetárias podem degenerar com o tempo em um processo chamado osteoartrite.
Doença degenerativa do disco
Os discos degenerados podem pressionar o canal espinhal e exacerbar a perda de cartilagem das articulações facetárias.
Espessamento ou flambagem do ligamento
Os ligamentos do canal espinhal podem ossificar (engrossar e transformar-se em tecido ósseo) e invadir a medula espinhal ou os nervos espinhais próximos.
Quando a estenose espinhal é grave
Déficits neurológicos – como radiculopatia , mielopatia e/ou síndrome da cauda equina – podem se desenvolver quando a estenose espinhal se torna grave.
Se um nervo espinhal ou a medula espinhal for comprimido por tempo suficiente, pode ocorrer dormência e/ou paralisia permanente.
É importante procurar atendimento especializado para coluna imediato para qualquer dormência ou fraqueza que se irradie para o(s) braço(s) ou perna(s), ou para qualquer problema de coordenação ou controle intestinal/bexiga.
Como o CTC Palmas pode me ajudar?
Aqui no CTC Palmas tem o programa de tratamento não invasivo para estenose em Palmas-to.
Lembre-se de que este artigo fornece informações gerais e não substitui o aconselhamento de um profissional de saúde. Caso você esteja enfrentando problemas específicos na coluna ou precise de orientações personalizadas, é importante buscar a opinião de um especialista qualificado.
O Centro de Tratamento da Coluna (CTC) está localizado em Palmas, Tocantins, e oferece uma variedade de tratamentos para problemas de coluna vertebral.
Se você está enfrentando problemas de coluna vertebral relacionados à obesidade, não hesite em entrar em contato com o CTC para marcar uma consulta e começar a tratar seus sintomas.
O CTC de Palmas está localizado no Palmas Medical Center, no andar 11, sala 1110. WhatsApp: (63) 9 9939-3216.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender mais sobre a coluna. Se você está sofrendo de dor nas costas, não hesite em agendar uma consulta com um especialista no CTC de Palmas.
Alguma duvida ?
CNPJ : 49.691.919/0001-68
Espaço Médico Empresarial
Andar 6 – Sala 607
Quadra ACSU-SO 40 (401
Sul), Av. Joaquim Teotônio Segurado, Conj. 01, Lote 01, sala 607, Palmas/TO, CEP: 77015-550
O CTC é uma clinica de Fisioterapia especializada no tratamento das patologias relacionadas à Coluna Vertebral: Escoliose, hérnia de disco, problemas do nervo ciático, entre outros. Tudo isso SEM CIRURGIA!